quinta-feira, 18 de agosto de 2011

III Conferência de Saúde é realizada na cidade de Rio Tinto (PB)


A Prefeitura de Rio Tinto (PB), através da Secretaria de Saúde, realizou no último dia 9 de julho, no auditório da Igreja Presbiteriana, a 3ª Conferência Municipal da Saúde com o tema central: Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro .Presidida pelo Secretário de Saúde Eraldo Calixto, a conferência contou com a presença da prefeita Magna Gerbasi e de representantes do Poder Legislativo, do Conselho Municipal de Saúde, do Sindicato dos Servidores Público e profissionais da saúde.
A prefeita Magna Gerbasi foi convidada a abrir a reunião, fazendo uma explanação sobre conquistas do seu governo na área da saúde. Ela ressaltou a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) no atendimento integral à população brasileira, que compreende desde o simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos de forma gratuita a toda a população.
Magna lembrou que, ao assumir a Prefeitura de Rio Tinto, o município dispunha de apenas uma cadeira odontológica para atender cerca de 23 mil habitantes. Hoje, são 9 Unidades Básicas de Saúde, totalmente equipadas, distribuídas em localidades estratégicas.
Sobre o SUS, a prefeita falou das dificuldades encontradas pela população para conseguir marcar exames e realizar cirurgias, observando a quantidade de vagas disponíveis e a figura do atravessador .
Magna lembrou que, além das vagas distribuídas aos municípios serem poucas, muitas vezes, por algum valor, pessoas atravessam de forma ilegal o paciente para antecipar um atendimento, sendo que aqueles que estão na fila de espera ficam prejudicadas. Concluiu defendendo que os respectivos atendimentos só devem ser marcados pelas Secretarias dos Municípios, eliminando-se o atravessador para que o tempo de espera diminua.
A Conferência foi dividida em várias plenárias, onde os participantes tiveram a oportunidade de debater o tema central e, ao final do encontro elegeram os oito delegados que vão participar da Conferência Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário