segunda-feira, 25 de abril de 2011

Enfermagem em Saúde Coletiva




O Sistema Único de Saúde, implementado a partir de 1990 no Brasil, determinou reformulações em todas as áreas que compõem o setor. Há um constante repensar sobre os modelos assistenciais e a cada dia novas propostas exigem uma revisão e reformulações na formação dos recursos humanos. É necessário oferecer subsídios para os profissionais de saúde para que eles possam acompanhar as tendências atuais que se apresentam nesse processo de mudança em que a saúde se encontra.
Diante das atuais tendências e exigências do setor saúde, que retoma a vigilância a saúde como fio condutor de suas ações, faz-se necessário capacitar, atualizar e buscar aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na saúde pública dentro desta perspectiva. Compreende-se vigilância a saúde como uma prática sanitária que organize um processo de trabalho em saúde com condições de confrontar problemas continuamente em um território determinado, fundamentando-se na epidemiologia e em conhecimentos das ciências sociais que permitam subsidiar a atenção à saúde do individuo e da coletividade. Além disso, na perspectiva de descentralização da gestão, todo profissional de saúde deve estar apto para assumir a gerência das unidades básicas onde atuam e para tanto devem adquirir conhecimentos que os capacitem para este cargo. O curso propõe ser um espaço dinâmico de discussão e aprimoramento, integralizando as atuais tendências da assistência com o cotidiano da prática dos profissionais que atuam ou irão atuar nas unidades de saúde, desde o planejamento, organização até a execução de ações da saúde.



Objetivos

O curso tem por finalidade formar especialistas, para atuarem na gestão das unidades básicas de saúde e na assistência à saúde da população, de acordo com a proposta de descentralização e distritalização do setor. Tem por objetivos:

2.1. Geral

Proporcionar ao profissional de saúde condições para aprofundar saberes específicos de planejamento das ações em saúde e aprimorar a sua competência técnico – administrativa de forma flexível diante das atuais demandas e tendências do setor saúde.

2.2. Específicos

  • Possibilitar o exercício do planejamento, execução e avaliação das ações de saúde nas unidades básicas;
  • Instrumentalizar o profissional de saúde para o desenvolvimento de uma abordagem clínico-epidemiológica, tendo como referência o contexto sócio-político e cultural da clientela;
  • Incentivar reflexões e discussões ético-críticas frente aos modelos de assistência de saúde vigentes, a fim de proporcionar uma organização de serviços voltados para uma melhor qualidade de vida da população;
  • Capacitar o profissional para o planejamento de ações sanitárias fundamentadas na vigilância à saúde;
  • Promover o desenvolvimento de habilidades pedagógicas que possibilitem ao profissional a atuação eficaz em processos de educação em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário