segunda-feira, 25 de abril de 2011

Enfermagem em Dermatologia

          

          A dermatologia como especialidade medica é uma das mais antigas em nosso país, tendo já ultrapassado um século de existência e acumulado ao longo desse período um corpo próprio de conhecimentos e práticas, a enfermagem em dermatologia muito mais recente como especialidade, teve inicio no final dos anos 1970 e inicio dos anos 1980, em uma fase de transição e busca de novos modelos de assistência, buscando construir suas práticas e seus saberes resgatando os pressupostos de universalidade e integralidade, num contexto de multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, compreendendo a pele como um órgão que influencia e é influenciado por todo o contexto individual e que requer uma abordagem multidimensional (MANDELBAUM, 2004).
As definições de beleza e saúde alteram-se com o passar dos anos, da moda, da ciência, da tecnologia, fica apenas a certeza de que a área da dermatologia é um espaço crescente, principalmente, e em especial, para o enfermeiro, e precisa ser ocupado. Carente de informações, de cuidado e de assistência, a população brasileira também pode contar com a assistência de enfermagem nesta área. O enfermeiro em dermatologia, para assumir esta tarefa, tem muito a aprender e tem que se organizar. Com este ideal, foi criada a sociedade brasileira de enfermagem em dermatologia, fruto do esforço dos profissionais deste setor, de instituições e empresas que sempre apoiaram as atividades do grupo de enfermagem em dermatologia (LINA MONETTA, 2000).
Em outubro de 1994 inicia-se a formação do grupo que hoje é uma associação. O então GEDE – Grupo de Estudos em Dermatologia com apenas algumas profissionais enfermeiras que prestavam cuidados a pacientes com lesões de pele interessadas no intercâmbio de experiências, em ampliar a integração entre as instituições de saúde e de ensino, e no desenvolvimento de pesquisas.
Em 1997 a necessidade de comunicação expande,  surge o primeiro informativo do grupo com objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas, artigos científicos e entrevistas. Ainda em 1997 o grupo foi convidado a unir-se ao DNA (Dermatology Nurses Association). Tamanho sucesso trouxe a necessidade da profissionalização e neste mesmo ano no  congresso brasileiro de enfermagem, em Belo Horizonte, enfermeiros de todo o país reuniram-se para formar a SOBENDE. Em 1998 o GEDE institucionalizado, torna-se a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia, desde então os avanços são constantes:
1999 – Pelle Sana – Revista especializada originada dentro da SOBENDE; reuniões cientificas; 1º Simpósio Internacional de Enfermagem em Dermatologia.
2000 – Participação da SOBENDE na DNA, Fórum Internacional”Avaliação e Diagnóstico de Enfermagem em Dermatologia” na UNIFESP.
2001 – 1º DERMACAMP, 1º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia paralelo ao IV Congresso Brasileiro  de Estomaterapia; Curso de Extensão em Enfermagem Dermatológica Aplicada ao Envelhecimento.
2002 – Reuniões cientificas fora de São Paulo; Prova de Titulação em Enfermagem em Dermatologia; Participação e parceria na Campanha de prevenção contra o câncer de pele; Simpósio Paulista de Enfermgem em Dermatologia.
2003 – Participação nos Congressos da ABESE e da NURSING; 3º DERMACAMP.
2004 – Participação no 1º Curso de Especialização em Enfermagem em Dermatologia na UNIFESP; Participação no Congresso da Nursing; 4º DERMACAMP.
2005 – Participação nos Congressos da ABESE e da NURSING; 5º DERMACAMP.
2006 – Inicio do Projeto Cicatriz e Ação; Boletim cientifico; Participação no Congresso da Nursing; 6º DERMACAMP.
2007 – II Congresso Brasileiro em Enfermagem em Dermatologia; 2º Concurso de Titulação de Especialista em Enfermagem em Dermatologia; Participação no 2º Curso de Especialização em Enfermagem em Dermatologia na UNIFESP; Participação em Congressos Internacionais – Comunicações (Escócia, Holanda, Argentina);Participação no Congresso da Nursing; 7º DERMACAMP.
2008 – III Congresso Brasileiro em Enfermagem em Dermatologia; 8º DERMACAMP.
2009 – Parceria da SOBENDE com a SBD - sociedade Brasileira de Dermatologia na promoção da Campanha de Prevenção contra o Câncer de Pele.
2010 – I Seminário Regional do Vale do Paraíba
http://www.sobende.org.br/imagens/transparente.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário