sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Curiosidades sobre Enfermagem

Entre personalidades da área da enfermagem, destacamos Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Nascida na Alemanha, iniciou os estudos somente após os 31 anos, pois sua família considerava impróprio para uma dama de sua classe, trabalhar com enfermagem.
Apesar de não conhecer o conceito de contato por micro-organismo, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto pela ciência, ela já acreditava que bons cuidados com a limpeza, ar fresco e boa iluminação proporcionavam a cura mais rapidamente.
Florence, ao longo da Guerra da Criméia, conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos através de seus esforços como enfermeira.
No Brasil, Ana Néri é patrona de todos os enfermeiros. Aos 51 anos de idade, a baiana Ana Justina Ferreira Néri acompanhou seus filhos e irmãos na maior luta armada da América Latina, a Guerra do Paraguai. Enfrentou a morte de perto para salvar muitas vidas, inclusive de inimigos da pátria e se tornou exemplo no mundo, como precursora da Cruz Vermelha no Brasil.


                              https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitZVxj1zCG10MSk38zhVzl5JUeTSj7vA8qFr_B45wdS24D5xo2T4zwZ6XagGz6IzQhQEF624aJADjP_mkgeOdUYV27svmk4N8zCrCIQLnzURZKBUzoHm92f4hUSwHJuZPGZ75tl_AfdA4/s660/enfermagem_02.jpg

Um comentário: